Um RATO parou a cidade! Faz sentido…

Culpados foram formigas e rato

Número de agentes para conter o caos, segundo a empresa, foi suficiente
Cláudia Giúza
Especial para O Tempo
Uma cidade praticamente parada no trânsito e a culpa pelo transtorno foi das formigas e de um rato. Essa, pelo menos, foi a explicação dada ontem à tarde pelo gerente de semáforos da Empresa de Transportes e Trânsito (BHTrans), Gabriel Gazolla, escalado pelo órgão para falar sobre a pane que interrompeu, desde a última segunda-feira, o funcionamento de 13 semáforos na Via Expressa. O defeito, gerado após a chuva da última segunda-feira, provocou um congestionamento de 50 km em corredores de pelo menos três regiões da cidade, ontem pela manhã.
“Há a possibilidade de um rato ter roído a fiação, o que acabou favorecendo a entrada de água durante a chuva de segunda-feira”, explicou o gerente. As formigas, segundo o técnico elétrico da empresa, Eustáquio Freitas, agiram antes, levando a terra para a caixa de fiação. “As formigas carregaram a terra. Com a chuva, os cabos umedeceram, provocando o curto-circuito nos semáforos”.
Os dois técnicos, no entanto, não explicaram por que a empresa, responsável pela manutenção dos equipamentos, não atuou com a mesma agilidade das formigas e do rato. A pane nos semáforos só foi sanada às 15 horas de ontem, após o terceiro dia consecutivo de defeito.
Além do problema nos sinais, motoristas que enfrentaram os congestionamentos na Via Expressa reclamaram que o caos aumentou diante da demora da empresa em enviar fiscais para monitorar o trânsito. “Essa quantidade (dois fiscais e um PM) era suficiente. Nem se a gente colocasse 30 agentes no local resolveria o problema”, justificou o diretor de operação, Édson Amorim de Paula. Antes do reforço, enviado por volta de 10h30 de ontem, os funcionários estavam atendendo outras prioridades, segundo o diretor.
Anúncios
Esse post foi publicado em A Cidade. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Um RATO parou a cidade! Faz sentido…

  1. Rafael disse:

    Curiosamente, hoje ouvi no rádio que uma empresa venceu a licitação para manutenção dos semáforos da cidade, com valor 123% acima da licitação anterior, de 2009. A justificativa foi a inflação do período…No minimo suspeito…

Os comentários estão encerrados.